Eventos e Notícias

Château d'Eau - patrimônio histórico do Rio Grande do Sul

25/03/2017


No dia 25 de março, por volta de 18h, houve a cerimônia de entrega do Château d'Eau integralmente restaurado pelo Estúdio Sarasá Conservação e Restauro S/S Ltda., de São Paulo. A obra foi custeada pela CORSAN - Companhia Riograndense de Saneamento como contrapartida pela renovação de contrato da concessão do serviço de água pela Prefeitura Municipal no ano de 2011.

A cerimônia foi marcada pela emoção e contou com grande comparecimento da população que tomou o entorno do monumento. Dentre as autoridades, Flávio Ferreira Presser,  presidente da CORSAN, diretores da autarquia, Vitor Hugo, Secretário de Estado da Cultura, Míriam Sartori Rodrigues, Diretora do IPHAE, Sergio Ghignatti, Prefeito, Cléber Cardoso, Vice-prefeito, secretários, convidados, militantes da defesa do patrimônio histórico.

Fizeram uso da palavra o restaurador Antônio Sarasá, que apresentou um vídeo documentando o estado em que o monumento se encontrava antes do processo de restauro, com as diferentes etapas da obra. Os presentes ficaram emocionados com o conteúdo da apresentação.

Depois se manifestou a vice-presidente do COMPAHC, Mirian Ritzel, representando a presidência e demais conselheiros, seguida pelo presidente da CORSAN, Secretário de Estado da Cultura e o prefeito. Ao final, todos assinaram a portaria que tornou o Château d'Eau patrimônio histórico-cultural do Rio Grande do Sul.

Após a solenidade, houve o descerramento simbólico de uma fita em uma das entradas do Château d'Eau e o povo tomou o monumento para apreciação e muitas fotografias.

Na Catedral Nossa Senhora da Conceição, como celebração do grande momento, a comunidade foi brindada com apresentação da Osquertras Sinfônica de Porto Alegre - OSPA.

 


Château d'Eau - patrimônio histórico do Rio Grande do Sul



Veja mais





(51) 3724-6006 - Rua Sete de Setembro n° 350 - CEP 96508-010
Centro - Cachoeira do Sul/RS - compahc@cachoeiradosul.rs.gov.br

S-Info S-Maq - Soluções Web