Eventos e Notícias

17 de agosto - Dia Nacional do Patrimônio Histórico

17/08/2016


O DIA NACIONAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Texto de Ronaldo Bastos, extraído da página do IHBM - Instituto Histórico Borges de Medeiros https://www.facebook.com/groups/507715316075992/?fref=ts

No dia de hoje, comemora-se o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, data na qual nasceu o jornalista e historiador Rodrigo Mello Franco de Andrade que trabalhou grande parte de sua vida no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, criado por Getúlio Vargas em 1937.
Podemos dizer que Patrimônio é o conjunto de bens materiais e/ou imateriais que contam a história de um povo e sua relação com o meio ambiente. É o legado que herdamos do passado, transmitimos a gerações futuras e pode ser classificado em Histórico, Cultural e Ambiental.
Patrimônio Histórico é o conjunto de bens que contam a história de gerações através de sua arquitetura, vestimentas, acessórios, mobílias, utensílios, armas, ferramentas, meios de transportes, obras de arte, documentos etc.
O Patrimônio Histórico é fundamental para a compreensão e preservação da identidade histórica de uma determinada sociedade, para que os seus bens não se desarmonizem ou desequilibrem, e para manter vivos os usos e costumes populares.

 

 

Se estes conceitos são verdadeiros – e o são -, a Estância do Irapuazinho em Cachoeira do Sul é um exemplo dos mais importantes de nosso patrimônio histórico. Lá foram tomadas decisões transcedentais para o futuro da sociedade gaúcha e brasileira. Preservá-la é um dever inadiável do poder público.


17 de agosto - Dia Nacional do Patrimônio Histórico



Veja mais





(51) 3724-6006 - Rua Sete de Setembro n° 350 - CEP 96508-010
Centro - Cachoeira do Sul/RS - compahc@cachoeiradosul.rs.gov.br

S-Info S-Maq - Soluções Web